terça-feira, 29 de junho de 2010

RESUMO DO TEXTO: A Utilização de Recursos Tecnológicos na Educação Infantil.

O uso das tecnologias na educação é de grande importância hoje em dia, atingindo a sociedade. A utilização desses recursos na escola é uma preocupação constante de alguns profissionais da área de educação, já que os equipamentos são aliados valiosos no processo de ensino aprendizagem, desde que sejam conscientemente incorporados ao processo pedagógico.
Um dos grandes desafios para os educadores é de escolher entre tantos recursos, aqueles que melhor se ajustem aos seus propósitos educacionais. Os professores consideram a tecnologia na educação uma ótima ferramenta para desenvolver as habilidades e oferecer muitas opões de ampliação de conhecimento.
Segundo Chaves, hoje em dia quando a expressão tecnologia na educação é usada, dificilmente se pensa em giz e quadro negro, livros e revistas, currículos e programas, logo se pensa nos computadores. Mas os educadores vem usando a tecnologia na educação á muito tempo, pois a fala humana, a escrita, aulas, livros e revistas são tecnologias, mas sua familiaridade as torna transparente a eles.
Precisamos de uma nova relação entre professor e aluno, onde caminham juntos, buscando, errando e aprendendo. E com isso, cabe ao professor, não mais o lugar de dono da verdade absoluta, mas o interlocutor que ínsita, questiona e provoca reflexões.
O professor deve ser preparado para desenvolver competências como: Estar aberto a aprender a aprender; atuar a partir de temas emergentes e de interesse dos alunos; promover o desenvolvimento de projetos corporativos; assumir atitudes de investigador do conhecimento e da aprendizagem do aluno; propiciar a reflexão a depuração e o pensar sobre o pensar; dominar recursos tecnológicos; identificar as potencialidades de aplicação destes recursos na pratica pedagógica e desenvolver um processo de reflexão na pratica e sobre a pratica, reelaborando continuamente teorias que orientem sua atividade de medição.
Esses novos caminhos avançam em direção a uma ação pedagógica interdisciplinar voltada para a aprendizagem do aluno, do sujeito, não somente com o seu potencial cognitivo, mas com todos os fatores afetivos e sociais.
A formação e a atuação de professores para o uso das tecnologias na educação é um processo que inter-relaciona o domínio dos recursos tecnológicos com a ação pedagógica e com os conhecimentos teóricos necessários para refletir, compreender e transformar esta relação.
Diante das exigências apresentadas pelo mercado de trabalho, faz-se necessário que os jovens deixem o ensino médio com um conhecimento básico sobre a estrutura e funcionamento das máquinas.
O computador exige um tipo de pensamento e linguagens formais, para estudar a idade em que a criança ou jovem deve começar a exercer este tipo de pensamento e linguagem, utilizou-se os conceitos sobre a evolução de crianças e jovens introduzidos por Rudolf Steiner em 1919. Para ele os computadores não devem ser utilizados de forma alguma antes do colegial, pois antes a criança é extremamente aberta ao ambiente e está individualizando seu querer, a educação baseia-se no contato com a realidade, na imitação, na fantasia e no ritmo. Quando a criança entra na idade escolar as forças que eram dedicadas ao desenvolvimento físico, ficam disponível para o esforço de aprender.
Segundo o engenheiro e consultor de informática Valdemar Setzer, o uso de computadores na educação pode estimular as crianças e jovens a um raciocínio puramente abstrato precocemente, ainda o computador forma o pensamento lógico, símbolo e algaritmo, este pensamento que seria desejado que todos os adultos tivessem a capacidade de exercer, mas que é impróprio para crianças e jovens antes dos 16 anos. Espera-se que uma criança pense de maneira muito mais qualitativa do que formal e quantitativa, como o computador exige. Quando a criança ainda é bem pequena espera-se que ela esteja completamente integrada com o ambiente e com a fantasia, este é o tipo de pensamento que Setzer considera adequado para uma criança.
Frente a esta situação, a instituição escolar enfrenta o desafio não apenas de incorporar as novas tecnologias da informação como conteúdos de ensino, mas também desenvolver, elaborar e avaliar práticas que promovam o desenvolvimento reflexivo sobre os conhecimentos sobre os usos tecnológicos.
Foi realizado uma pesquisa de campo na escola particular de educação infantil AFFINITY ARTS, com cinco professores da educação infantil. Esta pesquisa de campo é um instrumento que permitiu diagnosticar com mais fidelidade a utilização das tecnologias na educação.
Referente as ferramentas tecnológicas que a escola possui e a sua utilização, os professores foram unânimes em destacar a utilização de aparelhos de som, computadores, televisão e vídeo cassete para trabalhar diversos conceitos, temas e atividades, visando enriquecimento da aula e do conteúdo. O programa educacional da escola visa a utilização da tecnologia com meio de informação e desenvolvimento da coordenação motora, da concentração, socialização e interação com programas de computação.
Com relação às sugestões de como a escola poderia desenvolver melhor as tecnologias da informação detectou-se a necessidade da escola manter-se atualizada e informada acerca dos avanços tecnológicos aplicados na educação, bem como capacitar e formar os professores para que estejam informados e aptos as novidades tecnológicas em beneficio da aprendizagem do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário