terça-feira, 29 de junho de 2010

RESUMO DO TEXTO: Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem.

Aconteceram muitas mudanças nas maneiras de ensinar e aprender desde que as tecnologias de comunicação e informação começaram a se expandir na sociedade. Professores e alunos têm contatos durante todo dia com as mídias e guardam em suas memórias informações e vivências a partir das interações com ao diversos programas e essas informações tornam-se referências, que ajudam no avanço dos conhecimentos para novas descobertas e novas aprendizagens.
Essas tecnologias de comunicação e informação são utilizadas na educação de uma forma bem diferente do seu uso habitual, pois os professores e alunos que são as pessoas envolvidas no processo educativo formam um grupo específico com objetivos de ensino e de aprendizagem.
As tecnologias como o livro, os vídeos e a televisão, são recursos que ampliam o espaço da sala de aula, mas também precisam de planejamentos.
A preocupação da educação através das tecnologias é que os alunos precisam ganhar autonomia em relação as suas próprias aprendizagens, que saibam selecionar os conteúdos que mais lhe interessam e que participem das atividades. É preciso também, organizar novas experiências educacionais em que as tecnologias possam ser usadas em processos cooperativos de aprendizagem, onde se valoriza o diálogo e a participação de todos os envolvidos no processo.
As tecnologias ampliam as possibilidades de ensino para além do curto e delimitado espaço de presença física de professores e alunos na mesma sala de aula, por exemplo, as aulas a distancia, onde professores e alunos podem criar laços e aproximações mais firmes do que nas aulas presenciais. Como diz Moore, tudo depende de como os alunos são tratados, se tiver comunicação entre professor e aluno, a distancia entre eles é menor, mesmo que aja distancia física.
Para Moore então, a aprendizagem é mais significativa quando a mais interação e comunicação entre os participantes do processo.
O ambiente escolar sofreu algumas alterações nos últimos anos pelo uso das tecnologias digitais, e nesse mundo que muda rapidamente, tanto a modalidade presencial quanto a distancia, os professores e alunos precisam analisar situações inesperadas e complexas vindas das diferentes áreas do conhecimento.
Os ambientes virtuais surgem como uma outra realidade e se abre para a criação de espaços educacionais radicalmente diferentes, principalmente a distancia. Esses espaços virtuais de aprendizagem oferecem condições para a interação permanente entre os seus usuários. A flexibilidade da navegação e as formas de comunicação oferecem aos estudantes a oportunidade de definirem seus próprios caminhos de acesso ás informações desejadas, garantindo aprendizagens personalizadas.
Essas novas realidades educacionais se apresentam como desafios para pensarmos sobre a realidade da escola e da atuação do professor e alunos. A escola como conhecemos hoje, terá que aos poucos ser mudada e essas transformações não mudarão a função principal em relação à educação da atual e das futuras gerações. Precisamos sim, reestruturar os objetivos de ensino e de aprendizagem e principalmente do sistema escolar como um todo para inserir as mais modernas tecnologias de informação e comunicação.
Um dos grandes desafios dos professores de hoje, está na necessidade de saber lidar pedagogicamente com os alunos e as situações, pois eles já vem para a escola com conhecimentos avançados e acesso as tecnologias. Professores bem formados conseguem ter segurança para desenvolver a diversidade de informações entre seus alunos, e juntos aproveitar o progresso e as experiências. Professor e aluno formam equipes de trabalho e passam a ser parceiros de um mesmo processo de construção e aprofundamento do conhecimento, aproveitando o interesse dos alunos pelas tecnologias transformando a sala de aula em um espaço de aprendizagem ativa de reflexão coletiva, capacitando os alunos para lidar com as novas exigências do mundo do trabalho, mas principalmente para a produção e manipulação das informações criando opiniões criticas diante da nova realidade.
Na relação professor-aluno pode haver mudanças pelo fato das tecnologias, pois a proximidade com os alunos pode ajudar a compreender suas idéias, olhar o conhecimento sob novas perspectivas e também aprender. O professor precisa entender de que não será substituído pelas tecnologias, mas sim, que irá ampliar seu campo de atuação, criando novas oportunidades educacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário